5X mais engajamento!

Engajamento deveria ser a palavra de ordem na vida de qualquer empresa hoje.

Isso porque as pessoas estão tendo que processar muito mais informação dentro das 24 horas do dia, democraticamente entregues a todos os cidadãos do planeta, ricos ou pobres, no sul ou no norte, homens ou mulheres.

Elas estão consumindo muito mais conteúdo por onde andam e isso explica até o reborn do Podcast. Mas tem tanto conteúdo, principalmente online, que o maior desafio hoje é conseguir a atenção das pessoas.

Com o turbilhão de informação e conteúdo que as pessoas hoje têm acesso e estão expostas, engajamento então é uma das principais metas de cada gestor.

E que tal 5X mais engajamento?

Parece difícil né? Já é difícil um engajamento, imagine 5 vezes mais!

Mas foi isso exatamente que uma associação ligada à Internet, cliente do Midiacode, conseguiu com a leitura do seu conteúdo, em seu aplicativo, em comparação com o melhor mecanismo de engajamento que ela tinha até então, o mailing.

Em conjunto com a diretoria da associação, nos últimos meses fizemos a monitoração do desempenho da leitura do mailing e do desempenho das leituras do mesmo conteúdo no app e o resultado foi bem interessante: no app, o resultado de leitura dos mesmos conteúdos é cinco vezes maior do que no mailing.

Vale ressaltar que o mailing já é uma forma de divulgação de conteúdo ATIVA, quando comparado com um site, hotsite, portal e até as redes sociais. Ou seja, o email chega para as pessoas e fica como uma pendência (não lida) no inbox dela!

O site (ou portal), por mais que seja responsivo, mobile first ou qualquer outra coisa, ainda precisa de muito esforço para que as pessoas entrem nele. Campanhas em redes sociais, divulgação em mailing, sinal de fumaça e tudo o que tiver ao alcance da empresa para chamar a atenção (olha a atenção aí de novo) das pessoas para que queiram digitar aquele endereço gigante no browser (ou pesquisar no Google, encontrar o link certo e clicar nele) e alcançar o conteúdo, devotando atenção à empresa.

Essa associação percebeu que precisava de uma nova forma de engajamento, via mobile app. Segundo o presidente da associação à época (hoje ele é vice), a contratação de um app se deu porque o engajamento com os emails que eram enviados às listas estava diminuindo consistentemente. Era necessário uma nova atitude: um novo engajamento.

Os nossos associados não estão mais lendo os nossos emails!

presidente da associação de empresas ligadas à internet
Mobile ou email?

A contratação do app foi a solução para esse novo engajamento e, após alguns meses de avaliação, chegamos a esse número conclusivo de CINCO VEZES mais engajamento.

Porque isso acontece?

  • Primeiro: as pessoas estão no MOBILE!!!
  • Segundo: conveniência!
  • Terceiro: um espaço exclusivo, sem concorrência

O primeiro motivo para o sucesso dos conteúdos no app mobile da associação nem precisa de comentário ou explicação. Olhe em volta, todo mundo está no mobile!

O segundo sim, tem que ser explicado: a conveniência! O conteúdo tem que ir atrás de sua audiência, automaticamente, sempre atualizado e com o menor esforço possível para acessa-lo. Na realidade, zero esforço! Ao atualizar um conteúdo para o cliente no app, um push notification é enviado. Ao clicar no push, o conteúdo é aberto diretamente no app, sem desvio de atenção, sem dificuldade para acessar o conteúdo.

Se o conteúdo não é tão relevante assim para o usuário final, é fácil para ele se desconectar do envio da atualização daquele conteúdo. E isso é muito bom para o publicador do conteúdo (nesse caso específico, a associação). É bom porque, assim, uma super segmentação de usuários, que legitimamente está interessada no assunto, é feita. Um filtro natural e legítimo!

O terceiro motivo que explica porque o app da associação está entregando desempenho 5X melhor é o espaço exclusivo, sem concorrência. No aplicativo da associação não há concorrência de outros assuntos, outros emails, outros posts de terceiros. O assunto é super segmentado e específico. Tudo no app atende às necessidades e interesses do associado.

Nas redes sociais e nos mecanismos de busca (que levam as pessoas pro site), por mais que haja um grande trabalho visual, de SEO, semântico e estratégico, a concorrência é enorme. Logo após ou antes do post da associação, feito na rede social, como o Instagram, tem outros posts com cachorrinho pulando, a Greta falando do aquecimento global, alguém apoiando ou criticando o presidente, bikinis e fofocas, etc etc etc.

Nos inbox de email, a mensagem da associação concorre com a mensagem de um cliente, uma reclamação ou um novo contrato que está por ser assinado. A concorrência é desproporcional também no email. Por isso que o inbox da maioria das pessoas está com milhares de emails não lidos. Grande parte deles, de associações ou ligadas a assuntos não comerciais!

Bem, pra finalizar, quero ressaltar a importância de estar no mobile do seu cliente. Um site responsivo ou o PWA não são suficientes mais! Só o mailing e as redes sociais não dão conta mais! É importante ter um local só seu, cativo e exclusivo.

As pessoas vão se aproximando dos seus conteúdos por interesse e por afinidade. Ficam caso o conteúdo seja relevante e útil para a vida delas.

Estar no mobile das pessoas é estar num lugar muito privilegiado. Alcançar a atenção das pessoas nele é mais fácil e desempenha muito melhor (5X mais), no entanto demanda esforço e investimento.

Mas, estrategicamente, se você e sua empresa ainda não estão severamente trabalhando em estar no mobile dos seus clientes, eu pergunto: em que mundo você está vivendo?!